Câncer de cabeça e pescoço: causas, sintomas e tratamento

Câncer de cabeça e pescoço é o nome que se dá ao conjunto de tumores que se manifestam na boca, na faringe e na laringe, entre outras localizações da cabeça e do pescoço. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer (Inca), em geral os tumores de cabeça e pescoço são mais frequentes em homens na faixa dos 60 anos de idade e representam o segundo tipo da doença com maior incidência na população masculina e o quinto mais comum entre as mulheres.

Os tumores mais comuns nessas regiões são os da orofaringe (cavidade oral) e da laringe. Entretanto, é importante ressaltar que a área que chamamos de cabeça e pescoço é composta por várias estruturas diferentes. Algumas delas são facilmente visualizadas, como lábios, gengiva, língua e amígdalas. Outras, nem tanto, a exemplo de laringe, faringe e seios da face.

Embora a mortalidade no Brasil seja de aproximadamente 10 mil mortes por ano, o tumor tem altos índices de cura quando diagnosticado precocemente. Julho é o mês dedicado à campanha de conscientização contra o câncer de cabeça e pescoço, representado pelo laço verde. Abaixo, saiba quais são as causas, sintomas e tratamento da doença.

O que causa o câncer de cabeça e pescoço?

O consumo de álcool e tabaco são os dois fatores de risco mais importantes para o câncer de cabeça e pescoço, especialmente o câncer de boca, orofaringe, hipofaringe e laringe. Pelo menos 75% dos cânceres de cabeça e pescoço são causados pelo uso de tabaco e álcool. Portanto, as pessoas que usam tabaco e álcool têm maior risco de desenvolver esses cânceres do que aquelas que usam isoladamente essas substâncias.

Além disso, a infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV) é um fator de risco para alguns tipos de câncer de cabeça e pescoço, particularmente para o câncer de boca e orofaringe, que envolve as amígdalas e a base da língua. É importante ressaltar que a relação entre o HPV e o câncer de cabeça e pescoço vem se tornando cada vez mais comum, sendo observada em 10% a 30% dos casos.

Quais são os sintomas do câncer de cabeça e pescoço?

Nas fases iniciais, os tumores podem ser assintomáticos. Entretanto, à medida que vão se desenvolvendo, costumam causar os seguintes sinais e sintomas como:

  • Dor ou dificuldade ao engolir;

  • Caroços que surgem na região do pescoço;

  • Feridas que não cicatrizam;

  • Sensação de irritação constante;

  • Mudanças na voz, além de rouquidão persistente.

Além destes, sintomas como diminuição do apetite, cansaço, palidez, febre e dor podem surgir mesmo na fase em que a doença ainda está localizada. Falta de ar e tosse são sintomas frequentes nos casos em que ocorre disseminação para os pulmões, e dores ósseas ou fraturas podem ser causadas por metástases ósseas.

Quais são os tratamentos para o câncer de cabeça e pescoço?

O tipo de tratamento do câncer de cabeça e pescoço é definido pelo nível de estadiamento da doença, ou seja, se ela está restrita ao órgão de origem ou se ela se estende para outros órgãos. Após o diagnóstico, o médico discutirá com o paciente as opções de tratamento. No entanto, há boas perspectivas tanto em termos de prevenção como de tratamentos.

Para tratar pacientes com câncer de cabeça e pescoço, uma das maiores novidades é a imunoterapia, que usa o sistema imunológico do próprio paciente para combater as células tumorais. Essa estratégia tem se mostrado mais efetiva que a quimioterapia convencional para reduzir o tumor e mantê-lo sob controle por mais tempo.

Além disso, algumas novidades também surgem no campo da radioterapia, em que as técnicas mais recentes conseguem diminuir a área de irradiação e, com isso, minimizar os efeitos colaterais do tratamento, sem perder a eficácia.

Dependendo do tamanho do tumor, pode não haver alterações estéticas da face, mas em algumas lesões, grandes partes da mandíbula, dos lábios, do palato ou da língua são retiradas. Nesses casos, há cirurgias plásticas e acompanhamento fonoaudiólogo para a recuperação da deglutição e fala.

Tratamento cirúrgico para câncer de cabeça e pescoço

A Clínica OtoPlus é especializada em otorrinolaringologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Além disso, oferece tratamentos nas áreas de endocrinologia, nutrição, dermatologia, fonoaudiologia, medicina do sono e ortodontia. Agende sua consulta na OtoPlus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

Menu